Cobra venenosa é resgatada em piscina infantil de residência no Ceará

compartilhar no:
Bombeiros resgatam cobra jararaca em piscina infantil em casa em Paraipaba. — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Uma cobra jararaca foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros em uma piscina infantil em uma residência no povoado Camboas, no município de Paraipaba, no interior do Ceará, na noite deste sábado (9).

Segundo o Corpo de Bombeiros, os agentes da 4ª Companhia do 2º Batalhão foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Após a captura, a jararaca foi solta em uma área de mata, longe de residências.

Apesar de ser chamada de cobra, a jararaca é uma serpente venenosa, pertencente ao grupo Bothrops e Bothrocophias. A espécie é uma das principais responsáveis por acidentes com picadas no Brasil, correspondendo a cerca de 90% dos atendimentos provenientes de serpentes peçonhentas.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas.

As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal, conforme o Instituto Butantan.

Com informações do G1