Censo 2022 revela que Caridade, Ibaretama e Ibicuitinga tem mais eleitores do que moradores

compartilhar no:
Centro do município de Caridade (Foto: Wikipédia)

Região Central: Três municípios do Sertão Central fazem parte de uma lista curiosa de 13 cidades cearenses que possuem mais eleitores do que moradores. Ou seja, a quantidade de pessoas que moram no município é menor do que o total de pessoas que votam naquele lugar.

Caridade, município do Sertão Central, é o primeiro da lista. Os números foram revelados pelo Censo 2022 e depois de um cruzamento das informações, descobriu-se que em Caridade existem 16.377 habitantes e 16.661 eleitores.

Pereiro, na região do Vale do Jaguaribe, aparece em segundo da lista. Ibaretama e Ibicuitinga ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente. Em Ibaretama são 11.956 moradores e 12.129 eleitores. Já em Ibicuitinga os números revelam existir 11.611 habitantes, frente aos 12.057 eleitores.

De modo geral a disparidade entre moradores e eleitores não é esperada, mas não significa que seja errada ou ilegal, uma vez que o Censo considera dois tipos diferentes de levantamento, para construir o perfil das cidades brasileiras: o questionamento para famílias e outro pata uma média de 11% da população, para construir um cenário de amostra.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) considera que enquanto o domicílio civil segue requisitos mais rigorosos, o conceito de domicílio é mais abrangente para o Direito Eleitoral. Este pode ser a cidade da residência ou moradia, ou um local em que o eleitor possua algum vínculo específico.