Vereador de Tururu, no Ceará, é cassado por se desfiliar de partido sem justa causa

compartilhar no:
Julgamento do TRE aconteceu nesta segunda e cassou vereador de Tururu. Crédito: Divulgação/TRE

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), presidido pelo desembargador Raimundo Nonato, decretou, nesta segunda-feira (19), a perda do mandato do vereador de Tururu Antônio Thiago Rodrigues Saraiva, conhecido como Thiago Negão, por desfiliação partidária sem justa causa do Partido Social Democrático (PSD). A decisão se deu por unanimidade da corte eleitoral cearense, em sessão híbrida.

De acordo com o relator do processo, o juiz Glêdison Marques Fernandes, a decisão não invalida os votos obtidos pelo PSD nas eleições municipais de 2020. Para a vereança, portanto, a Câmara Municipal de Tururu deverá diplomar, em até dez dias, o primeiro suplente do partido, Antonio Alves dos Santos (Antonino Mulugu).

“O requerido por livre e espontânea vontade se desfiliar do partido PSD após o resultado eleitoral em 2020 quando não havia alcançado o número de votos suficientes para sua eleição. Com a nova totalização dos votos, a partir de decisão judicial, pouco importa se na oportunidade pediu desfiliação, a realidade era outra”, ressaltou o relator do caso, juiz Glêdison Marques Fernandes.