Região Central: No último sábado (24), durante a 5ª noite de novena da Festa de São Pedro 2023 da Área Pastoral São Pedro, no Bairro Alto Guaramiranga, em Canindé, um padre precisou interromper sua fala para expulsar um fiel. O Pe. Carlos se dirigiu diretamente a um homem que estava desrespeitando outros dois fiéis que estavam na celebração.
“Irmãozinho, fique quietinho. Quem vai estar agora no comando sou eu. Nós não estamos em um auditório de piadas não. Se você não quer ficar na celebração, pode ir para sua casa”, disse o padre Carlos ao homem que estava incomodando a celebração.
Após a repercussão do caso, o padre se pronunciou, afirmando que a atitude de expulsar o fiel foi necessária para preservar o respeito e a harmonia durante a celebração religiosa. Ele explicou que precisou se dirigir ao homem após ele desrespeitar duas pessoas que haviam dado testemunhos momentos antes, mas não deu detalhes sobre os comentários feitos pelo fiel.
“Eu sempre trato todo mundo como irmãos. Aquela pessoa que fez aquilo no sábado, eu comecei dizendo ‘meu irmão, não faça isso’. Quem estava aqui no sábado ouviu o que aquele senhor fez, com palavrões, desrespeitou uma pessoa tão querida, tão amada”, explicou o padre.
Ele ainda complementou que falou duro e com firmeza, mas que o evangelho daquele dia, que dizia: ‘não tenhais medo diante daqueles que querem destruir a caminhada’, o inspirou a tomar a atitude necessária.
A atitude do padre Carlos gerou comentários em apoio e críticas nas redes sociais, mas ele afirmou que, se preciso, tomaria a mesma decisão novamente e que sempre procurará manter a ordem e o respeito durante as celebrações religiosas.