Ex-advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin é aprovado para assumir 11ª vaga no STF

compartilhar no:
Advogado, Cristiano Zanin; Durante sabatina para indicado do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). (Foto Lula Marques/ Agência Brasil)

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) por 58 votos favoráveis e 18 contrários a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin passou por uma sabatina no Senado que durou quase oito horas.

Com 47 anos e especialista em Direito Civil e Processual, Cristiano Zanin vai assumir a 11ª Cadeira do STF. Ele deve herdar um número considerado pequeno de processos, que eram distribuídos ao ministro Ricardo Lewandowski. Ele poderá atuar na Corte por 28 anos. A aposentadoria compulsória de ministros do Supremo ocorre aos 75 anos.

Zanin foi advogado pessoal de Lula durante o processo da Operação Lava Jato desde 2013, até culminar com as condenações anuladas pelo STF depois que a corte avaliou que o juiz do caso, Sérgio Moro, foi parcial nas suas decisões.

O novo ministro disse na sabatina do Senado que não é filiado a partidos políticos, e que embora defendido as causas do ex-presidente saberá como diferenciar o perfil de um ministro ao de um advogado.

Ele mantém um escritório de advocacia com sede em Brasília e com filiais em São Paulo, junto com a esposa Valeska Teixeira Martins, que é filha de Roberto Teixeira, um dos nomes que fundaram o PT.

Nesta quinta-feira (22) ele fará a primeira visita ao tribunal após a votação no Senado. Zanin será recebido pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber, e dará início às tratativas para realização da posse, que ainda não tem data definida.

Com informações da Agência Brasil