Banabuiú e Ibaretama, emancipados com ajuda de Everardo Silveira, decretam luto de três dias

compartilhar no:
Everardo, que aparece de boné branco ao lado de Tasso Jereissati, ajudou no processo de emancipação de Banabuiú (Foto: reprodução internet)

Região Central: Três municípios do Sertão Central decretaram luto oficial de três dias, pela morte do ex-prefeito de Quixadá, ex-deputado estadual e médico, Everardo Silveira. Ele morreu na manhã desta terça-feira (20) em Fortaleza, onde vinha se tratando de um câncer.

A prefeita de Ibaretama, Elíria Queiroz, decretou o luto de três dias, em sinal de pesar e reconhecimento pelos serviços prestados à cidade. Everardo foi vice-prefeito de Ibaretama entre os anos de 2001 a 2004. Em 1988 ele participou do movimento emancipatório da cidade.

“Decretamos luto oficial de três dias em homenagem ao Dr. Everardo Silveira, como forma de reconhecer e agradecer toda a sua trajetória de vida. Ele deixou uma marca indelével na história de Ibaretama, sempre dedicado e zelando pelo bem-estar de nossa comunidade. Esperamos que sua partida triste possa inspirar a todos nós a continuar trabalhando pela justiça, saúde e desenvolvimento social da cidade”, declarou a prefeita.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, também resolveu baixar um decreto onde suspende as ações municipais por três dias em sinal de luto e pesar. A reinauguração de uma escola, que iria ocorrer essa semana, foi adiada. Junto ao próprio Edinho, hoje prefeito reeleito, Everardo Silveira foi um dos líderes do movimento emancipatório da cidade, quando ela ainda era distrito de Quixadá.

“Como prefeito de Quixadá e deputado estadual, ele desempenhou um papel fundamental na luta pela emancipação política de Banabuiú, contribuindo para a conquista da autonomia que hoje desfrutamos. Sua visão e dedicação foram essenciais para o desenvolvimento do município. Diante dessa perda irreparável, a administração municipal decreta luto oficial de 3 dias em todo o território de Banabuiú”, disse a administração municipal.

Mais cedo o filho de Everardo e prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, também baixou um decreto onde suspende os expedientes em Quixadá por dois dias, e decreta luto oficial, resguardando a continuidade dos serviços essenciais ao municípío.