Quixadá: anunciado desde 2021, a construção de um pórtico turístico na entrada do município de Quixadá ainda se arrasta, mas antes mesmo de sua conclusão e entrega, o monumento já está se tornando ponto turístico para moradores e visitantes. De acordo com a Prefeitura, a obra já está praticamente pronta, restando apenas alguns poucos detalhes.
A obra fica na entrada de Quixadá no trecho próximo a rotatória da BR-122, no sentido Capital-Interior. O objetivo é recepcionar os visitantes ou mesmo os que passam pela cidade, com uma ação que relembra o principal cartão-postal do Município: o açude Cedro, obra hídrica centenária sendo a primeira grande construção envolvendo rede de canais de irrigação, feita após a seca ocorrida entre os anos de 1877 e 1879.
O monumento foi anunciado pelo prefeito Ricardo Silveira ainda em 2021. Silveira assinou a ordem de serviço no dia primeiro de junho de 2022. Entre anúncios e ordens de serviço, já se passaram dois anos e a obra não foi concluída, mas o que chama atenção mesmo é que o local já garante o resultado a que se propõe quando foi pensado: é ponto de encontro e palco de fotos dos quixadaenses e turistas.
Tudo lá lembra o Cedro: as escadarias, as pedras, as colunas de mármore, as correntes, e até o aspecto oval do pórtico que parece dar uma volta em torno da pista, tal como a parede do Cedro que conduz o visitante a dar uma volta ao açude. Detalhes divulgados na época indicam que a passarela possui 20 metros de largura e quase sete metros de altura.
Parte da iluminação da obra também já foi colocada, esse recurso, somado ao fácil acesso ao local, tem gerado um efeito luminoso no período noturno e garantido boas fotos para muitos internautas. O acesso é livre, o que facilita a passagem dos pedestres.
Nas várias declarações que deu à imprensa, Ricardo Silveira disse acreditar que o pórtico possa elevar o potencial turístico e econômico do município. “A obra irá trazer um destaque especial para a cidade, pensando no turismo e nas pessoas que visitam Quixadá”, declarou ao portal da Prefeitura.