Na próxima sexta-feira, 12 de maio, a Prefeitura de Ibaretama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoverá um marco histórico para o município: o primeiro mutirão de cirurgias de catarata. O programa “Olhar com Amor” atenderá as demandas com encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde e também deverá zerar fila de espera na central de regulação, alcançando um total de 100 cirurgias.
A prefeita de Ibaretama, Elíria Queiroz, lembra que é mais um passo para garantir o bem-estar e a saúde da população. “É mais um passo importante na garantia de uma saúde pública de qualidade. Nossos irmãos e irmãns não vão vai precisar aguardar na fila de espera, pois o município, com recursos próprios, promoverá essas cirurgias”, disse Elíria.
O secretário de Saúde, João de Castro, destaca os avanços na área médica do município graças ao planejamento estratégico implementado pela gestão.
De acordo com Castro, a população local agora tem acesso a uma ampla gama de especialidades médicas, fruto do compromisso da prefeita Elíria Queiroz e da vice-prefeita Carlinha do Hospital com a saúde pública.
“A gestão tem dado uma atenção toda especial para a saúde em Ibaretama. A prefeita e a vice-prefeita têm demonstrado a cada dia que a saúde pública é prioridade”, afirmou o secretário.
A catarata é uma doença ocular que afeta principalmente pessoas com mais de 60 anos de idade, embora possa ocorrer em qualquer idade. É caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que normalmente é transparente. A opacificação do cristalino pode levar à perda progressiva da visão, diminuindo a capacidade da pessoa de enxergar claramente e de realizar atividades cotidianas, como dirigir e ler. A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, mas pode ser tratada com cirurgia para substituição do cristalino opaco por uma lente artificial transparente.