O presidente Lula desembarca nesta sexta-feira (12) no Ceará, na sua primeira visita oficial ao estado como Presidente da República no seu terceiro mandato. Entre os compromissos de agenda está o lançamento de um programa de escolas de tempo integral, e a visita ao município do Crato, na região do Cariri.
De acordo com a agenda oficial do Presidente, ele desembarca no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, por volta de 10h. Lula deve ser recepcionado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e a vice-governadora, Jade Romero. Na Capital, eles visitarão a EEMTI Johnson no bairro Luciano Cavalcante e, em seguida, realizam o anúncio do Programa Escolas em Tempo Integral, no Centro de Eventos do Ceará.
À tarde, no Cariri, entregam o Centro de Educação Infantil Moacir Soares de Siqueira e, em seguida, fazem o anúncio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato.
A ida de Lula ao Crato e sua vinda ao Ceará a menos de completar seu primeiro semestre de mandato, é pura estratégia: O Crato é a cidade natal de Camilo Santana, seu ministro da Educação e que também foi governador do Ceará. Já sua vinda ao Ceará é parte de um costume: Lula sempre esteve por aqui. Em três mandados, essa será a 16ª vez que ele visita o estado.
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, também vai acompanhar Lula na sua viagem ao Ceará. Ao lado do marido, além dos compromissos oficiais, os dois também cumpre agenda de articulação política, como um almoço que será oferecido por Elmano de Freitas na residência oficial do governador, com lideranças do estado.