Balneário Cedro Clube estava ‘abandonado há muito tempo’, confirmam moradores vizinhos

compartilhar no:
Espaço do antigo Balneário Cedro Clube: demolido por questões de segurança (Foto: Fábio Oliveira)

____
ERRAMOS: Nas redes sociais e no site, a equipe errou ao publicar uma imagem de arquivo trocada. Era, na verdade, uma foto do prédio da AABB, e não do Balneário Cedro Clube, que corresponde aos detalhes do texto abaixo. O equívoco já foi corrigido e pedimos desculpas aos leitores. 

Quixadá: A demolição do prédio do Balneário Cedro Clube, importante ponto da hsitória quixadaense, tornou-se um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Muitos questionam a ação e defendem a questão da preservação histórica, mas segundo moradores o local estava abandonado “há muito tempo”.

Sem saber que o prédio seria demolido, nas últimas semanas o Revista Central vinha preparando uma reportagem sobre o local. Quatro moradores que moram próximo ao endereço onde funcionava o antigo Balneário, conversaram conosco. Segundo os moradores, apesar da história em torno do lugar, não havia nenhuma preservação ali.

“Há muito tempo esse local é abandonado”, disse um deles. “Não tem nenhum movimento por aqui, é difícil encontrar alguém”, disse, sob condição de anonimato, outro morador. Como o assunto é polêmico, embora as declarações não tragam detalhes comprometedores, os moradores temem revelar seus nomes.

Problemas de saúde

Um deles revelou que além de abandonado o prédio do Cedro Clube chegou até a ter uma espécie de ponto de descarte de lixo. “No muro de trás, era um lixão, aí uma vizinha conseguiu acabar, plantou umas plantas”, confirmou.

Em função do abandono mais o lixo que passou a ser depositado lá, as muriçocas aumentaram nas casas dos moradores mais próximos. O mau cheiro não era problema, segundo um morador, mas sim o medo da proloferação de mosquitos. “muriçoca tem.. perigo grande por da dengue, água parada”.

Demolição

Depois de 54 anos de história, o tradicional Balneário Cedro Clube virou um amontoado de tijolos espedaçados e poeira. O clube fundado em 1969 foi demolido no último final de semana e agora o terreno está a venda. Para os quixadaenses, o que resta dali de agora em diante, são apenas as boas recordações e lembranças.

Como se trata de um prédio histórico e um dos símbolos da história de Quixadá, muito embora começasse a apresentar problemas em sua estrutura, sinais que evidenciavam a necessidade de uma demolição, a decisão era sensível e vinha se arrastando desde julho de 2022.