A Receita Federal apreendeu pela primeira vez no Ceará, a droga sintética chamada K9, conhecida como Spice. Ela se difere das demais drogas por ter um alto poder viciante e é conhecida por causar um “efeito zumbi” nos usuários. O material entorpecente foi apreendido durante uma operação no Terminal de Cargas e Encomendas, do Aeroporto de Fortaleza.
De acordo com a Receita Federal a apreensão aconteceu nesta quinta-feira (11). Ao todo, a carga apreendida foi avaliada em 38 kg, sendo 5,5 kg de cocaína, 27 kg de substância análoga à MDMA e 6 kg de Spice. Conforme as investigações o material era proveniente de São Paulo tendo como destino Fortaleza, Itapajé e Maranguape.
O K9 é uma droga que causa uma vasta gama de complicações neurológicas e os usuários muitas vezes relatam o “efeito zumbi” e aumento de agressividade. O MDMA é utilizado como matéria-prima de outras drogas (ECTASY, LSD, NBome).
Conforme a Receita Federal, equipes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho, frustrou a tentativa de recebimento por parte do crime organizado, via correspondências postais. Um total de cinco encomendas que somaram 38 kg de entorpecentes, causando prejuízo aos criminosos de aproximadamente R$ 1 milhão.
Os entorpecentes serão entregues às autoridades policiais, que farão a investigação a ser conduzida em inquérito policial.