Data para posse e ordenação do novo bispo de Quixadá ainda não está definida

compartilhar no:
Padre Aurélio Pinto caminha pelas ruas de Viçosa do Ceará durante celebração (Foto: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição)

Quixadá: Ainda não há uma data definida para a cerimônia de ordenação e de posse do agora Monsenhor Aurélio Pinto, como o novo bispo da Diocese de Quixadá. O religioso deverá escolher a data, em conjunto com a Diocese de Tianguá, a quem ainda é subordinado em suas funções sacerdotais.

Os detalhes foram divulgados pelo administrador diocesano, Padre Francisco Otaviano, em entrevistasa Rádio Difulsora Cristal nesta quarta-feira (10). “Teremos uma reunião com o bispo de Tianguá e o padre eleito, e na ocasião ele vai dizer as possibilidades e principalmente da posse. Mas também saberemos a data que ele escolheu para sua ordenação”, afirmou.

Em tempo oportuno a data das duas cerimônicas serão divulgadas em conjunto pela Diocese de Tianguá e de Quixadá. Na entrevista padre Francisco Otaviano lembrou que o processo de escolha do novo bispo é sigiloso, e deu detalhes de como é feito o levantamento de informações sobre o escolhido, até que seu nome seja levado ao papa e aprovado para nomeação do cargo.

“A gente nunca sabe o que está acontecendo. A anunciatura faz uma pesquisa, manda carta, bispos, leigos, religiosos, muitas pessoas recebem, são muitas cartas com um longo questionário de diversas dimensões sobre a vida dos presbíteros. Depois, em Roma, eles fazem um estudo e encaminha ao papa Francisco para que ele assine a bula de nomeação”, detalhou o administrador diocesano.

Anúncio

Monsenhor Aurélio Pinto era até então padre da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Viçosa do Ceará, e foi nomeado nesta quarta-feira (10), como o quarto bispo da história da Diocese de Quixadá. O cargo estava vacante desde dezembro de 2021, quando Dom Ângelo Pignolli pediu renúncia depois de completar 75 anos, condição estabelecida no Código de Direito Canônico.

Autoridades e diversas organizações religiosas saudaram o novo bispo pela sua nomeação. O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, escreveu em suas redes sociais que estava ” com o coração cheio de alegria e entusiasmo”, e que estará sempre a disposição “sempre a disposição, enquanto gestão pública, para contribuir naquilo que for necessário e para o bem comum dos quixadaenses”.

O Centro Universitário Católica de Quixadá também saudou o novo bispo “A Reitoria da UniCatólica e a Diretoria do Colégio Diocesano Valdemar Alcântara dão as boas-vindas aquele que irá pastorear a nossa Diocese e rogam a Deus e a Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão que abençõem seu episcopado”.