
Região Central: As estudantes Kalyne Pereira e Lauanda Lima, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antonio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca, foram premiadas na Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), evento científico realizado nos Estados Unidos.
As jovens estiveram em Dallas, no estado americano do Texas, expondo o projeto “Filtro ecológico de baixo custo para o tratamento de água, feito à base de carvão ativado proveniente da biomassa da jurema preta (Mimosa hostilis)”.

O projeto apresentado pelas estudantes tem o objetivo de aumentar o acesso à água potável em localidades onde o recurso natural é escasso. O trabalho, conforme Kalyne, aponta uma alternativa barata e fácil para o tratamento da água.
A iniciativa, que já havia ficado em 1º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2023, agora recebe reconhecimento internacional, obtendo destaque no Special Award, cerimônia em que honrarias são concedidas por dezenas de sociedades científicas, universidades, empresas e outras entidades.
As alunas cearenses obtiveram a 1ª colocação no prêmio oferecido pela United States Agency for International Development (USAID), na categoria Climate and Environmental Protection, e receberam 5 mil dólares. Além disso, ambas foram finalistas gerais da ISEF na categoria Environmental Engineering.