Quixeramobim: menos de um terço dos 17 vereadores de Quixeramobim compareceram à sessão Ordinária desta quarta-feira (12). O resultado foi inusitado: em menos de um minuto, a sessão foi aberta e logo em seguida encerrada por falta de quórum.
A ausência dos vereadores provocou o ato que está sendo motivo de risada nas redes sociais. O vereador e primeiro secretário da mesa diretora, Pedro Paulo, usa o microfone para dizer que a sessão está aberta, mas segundos depois, sem nada a ter para dizer, encerra a sessão legislativa “por falta de quórum”, explica.
Conforme o regimento interno da Câmara Municipal de Quixeramobim, a Câmara somente se reunirá quando tenham comparecido, à sessão, pelo menos 1/3 dos Vereadores que a compõem, não podendo contudo deliberar sobre nenhuma matéria, sem que estejam presentes a maioria absoluta de seus membros.
Se não houve sessão na quarta, isso significa dizer que menos de cinco representantes legislativos estavam no parlamento. O presidente Igor Martins e a vice-presidente da mesa, Ana Edna, estavam entre os que não compareceram. Nas redes sociais não há explicação sobre a ausência dos vereadores.
De acordo com a pauta da sessão, sete requerimentos iriam ser apresentados para apreciação da Casa, entre eles, temas de serviço social relevantes, como o reparo em um esgoto que fica à céu aberto na Vila de Algodões, e recuperação de estradas que neste período de chuvas intensas, encontram-se em situações cada vez piores.
Vereadores são pagos com dinheiro público, inclusive as diárias pelos serviços que alegam prestar externos às suas funções legislativas previstas na Casa. A ausência em grande número, a ponto de não formar quórum para uma sessão, levanta uma questão que a população de Quixeramobim espera pela resposta: onde estavam os vereadores que faltaram ao expediente?