
A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) liberou o tráfego em três estradas que cortam municípios do Sertão Central, e que até então, estavam interditadas em função dos estragos causados pelas fortes chuvas das últimas semanas.
Estão apropriados para o fluxo de veículos o trecho da CE-168, que liga Boa Viagem a Pedra Branca; também liberado o trecho da CE-166, que vai de Senador Pompeu a Piquet Carneiro, e ainda o percurso da CE-371, que começa em Deputado Irapuan Pinheiro e segue até o município de Milhã.
Por conta das chuvas que caíram nos últimos dias, essas estradas, a exemplo de outros no estado, estavam interditadas enquanto passavam por reparos. Deslizamentos de terra e até trechos que foram completamente levados pela força das águas dos rios que cortam os municípios, causaram os danos.
Piquet Carneiro e Senador Pompeu viveu uma das situações mais difíceis: os dois municípios ficaram separados porque a estrada ficou completamente destruída. O prefeito Maurício Pinheiro levou até um bispo para mostrar os estragos causados pelas chuvas, e buscou uma solução junto à SOP nos últimos dias.
Outros nove trechos que estavam comprometidos em outras regiões do Ceará, também já estão liberados e seguros. Na região da Ibiapaba a CE-321 que liga São Benedito à localidade de Lapa possui ainda trechos que demandam atenção, e bloqueada parcialmente. A CE-166 que liga Santana do Cariri a Nova Olinda apresenta pontos em erosão e por isso e opera com bloqueio parcial da pista.
O único trecho no Ceará que continua completamente bloqueado é o da CE-384, trecho que liga Mauriti ao estado da Paraíba. O tráfego está impedido nos dois sentidos, desde o dia 27 de março, devido ao rompimento da pista que foi ocasionado pela intensidade das chuvas e extravasamento de barragens.