Prefeitura faz reparos depois de rompimento de barragem em Piquet Carneiro

compartilhar no:
Prefeitura de Piquet Carneiro faz reparos para escoamento da água após rompimento de parede de açude. — Foto: Reprodução

Após a evacuação de moradores no fim de semana por conta do rompimento da barragem de um açude, a Prefeitura de Piquet Carneiro, no interior do Ceará, fez reparos na represa nesta segunda-feira (3) para conter os estragos causados pela força da água.

Imagens compartilhadas pelo prefeito da cidade, Bismark Barros, mostram um caminho aberto por uma retroescavadeira para ajudar no escoamento da água do açude.

“Estamos tentando amenizar o peso da água aqui no açude Riacho do Meio, açude que abastece a comunidade. Uma luta intensa para fazer com que gente consiga salvar parte da água, já que a parede está comprometida”, disse o prefeito.

Funcionários da Defesa Civil e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) acompanharam os trabalhos na região.

“Estamos aqui para orientar de forma técnica como se proceder em uma situação de risco iminente, que é o caso desse açude, na localidade de Riacho do Meio”, disse Pedro, técnico da Cogerh.

Evacuação
Na tarde de domingo (2), os moradores do Centro de Piquet Carneiro foram orientadas a saírem de suas casas após a força da chuva romper a barragem de um açude. A medida foi tomada devido ao risco de a água chegar até à área urbana.

“A direção das águas desse açude é justamente para o centro da cidade e estamos aqui atentos para gente ver e socorrer aqui, se possível, alguns comerciantes que a água venha entrar. O momento agora é de cuidado e de atenção porque vários açudes aqui estão”, afirmou o prefeito da cidade, Bismark Barros.

O prefeito também disse, em vídeo publicado em redes sociais, que desde o momento do arrombamento da barragem, a circulação das águas aumentaram, mas ele tranquilizou a população quanto aos riscos.

“Esse é o rio que recebeu as águas do arrombamento do açude agora há pouco, as águas já aumentaram bastante, de fato entrou mais no início lá, entrou água num comércio, em alguns comércios, mas graças a Deus, passando só para tranquilizar um pouco mais a população. As águas estão chegando se forma serena, o rio é muito largo, mas acredito eu que não vai passar desse nível”.

Na ocasião, a Secretaria da Infraestrutura de Piquet Carneiro calculou um risco de 80% de que as águas chegassem com “pouca força” até a área urbana do município, e foi o que ocorreu.

Com informações do G1