Policiais vistoriam rotina de escolas de Quixadá e região em operação para garantir segurança

compartilhar no:
Equipes visitaram unidades de ensino de Quixadá (Foto: reprodução 9°BPM)

Quixadá: Escolas e centros de ensino técnico de Quixadá, na sede e na zona rural, foram vistoriadas por policiais do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) na Operação Ronda Escolar. A iniciativa é uma devolutiva das equipes frente a cobrança por mais segurança que se tornou a principal reivindicação de pais e alunos nas últimas semanas.

Imagens compartilhadas pelo 9°BPM mostram oficiais fazendo o acompanhamento da rotina das unidades na parte interna e externa. As equipes são acompanhadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos. Escolas da sede de Quixadá, entre unidades da rede pública municipal e particulares, centros de ensino técnico, unidades da zona rural, e de outros municípios da região, como Pedra Branca, Senador Pompeu e Mombaça, receberam a visita das equipes.

A Operação Ronda Escolar é uma das estratégias colocadas em prática, e articulada na última semana pelas forças de segurança de Quixadá e representantes das redes de ensino local, com vistas a oferecer mais segurança nas escolas. A sensação de medo vem se instaurando após as ondas de ataques pelo Brasil e que culminaram na criação de perfis na internet com falsas ameaças de ataques.

Essa semana a Polícia Militar do Ceará também deu início, em Fortaleza, ao treinamento de “Ações Preventivas no Policiamento Escolar”, o qual possui o objetivo de regular as ações a serem desenvolvidas pelos policiais militares no policiamento escolar. A abertura das atividades contou com a presença do coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Sávyo, o subcomandante-geral da PMCE, coronel Vinicius Vineimar, o subchefe do estado maior da PMCE, coronel Jorge Costa.