Governo Federal abre 24 vagas do Mais Médicos em Quixadá e outros 14 municípios da região

compartilhar no:
Vagas estão disponíveis no edital lançado pelo Ministério da Saúde (Foto: Ascom Gov MS)

Região Central: O Ministério da Saúde está ofertando 24 vagas em dez cidades do Sertão Central para profissionais de emdicina através do programa Mais Médicos, iniciativa que Lula resgatou na sua volta à presidência. Quixeramobim e Quixadá possuem a maior quantidade de vagas em aberto.

Conforme o edital, lançado nesta terça-feira (18), 6.252 vagas são ofertadas em todo o País, incluindo 1.000 postos inéditos para a Amazônia Legal. As oportunidade estão distribuídas em 2.074 municípios e, nesta etapa, os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital.

No Ceará, são oferecidas, ao todo, 330 vagas do Mais Médicos há 112 municípios do estado. No Sertão Central um total de 24 vagas estão abertas pra 15 municípios. Quixeramobim tem a maior quantidade ofertada: cinco vagas. Quixadá surge em seguida, com três oportunidades.

Figuram ainda na lista os municípios de Canindé, Mombaça, Senador Pompeu e Ibaretama, com duas vagas em aberto, cada. Solonópole, Boa Viagem, Banabuiú, Piquet Carneiro, Pedra Branca, Paramoti, Itatira, Ibicuitinga e Deputado Irapuan Pinheiro, estão oferecendo uma vaga, cada.

Para disponibilizar as vagas aos municípios, o Ministério da Saúde considerou o total de vagas autorizadas ao Mais Médicos conforme dados do Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde e ainda as vagas ociosas dos programas de provimento, desocupadas até a data de publicação do edital.

Poderão participar dos editais do Mais Médicos profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.