Em 16 municípios do Sertão Central já choveu mais do que o esperado entre fevereiro a abril

compartilhar no:
Em Quixadá, média histórica do trimestre também já foi ultrapassada (Foto: @QuixadaCE)

Região Central: O cearense que sempre questionou os estudos e as previsões da Funceme, o principal órgão de meteorologia do estado, terá que dar o braço a tocer: em janeiro deste ano os estudos mostravam que o Ceará tinha 50% de chuvas acima da média história no trimestre fevereiro, março e abril, e a previsão está se confirmando. No Sertão Central, por exemplo, dos 19 municípios, dezesseis já ultrapassaram o total de chvas esperado até o fim deste mês.

Os dados foram compilados pelo Revista Central considerando as atualizaçõs até a tarde desta sexta-feira (21), quando o texto desta reportagem foi fechado. Por uma pouca diferença, Madalena e Senador Pompeu figuram como os municípios onde mais choveu além da quantidade que era prevista pela Funceme.

Em Madalena a média do trimestre é de 376.2 mm, mas choveu 559 mm, uma diferença positiva de 48,9%. Já em Senador Pompeu, onde a média hsitórica prevê 466,7 mm, as chuvas aportaram um total de 686.8 mm, 47.2% a mais do que o aguardado.

Algumas chuvas em Banabui´também deixaram ruas alagadas (Foto: reprodução whatsapp)

Destruição e imprevisibilidade

Boa Viagem e Milhã também surgem na lista da Funceme com a quantidade de chuvas mais expressivas, além do normal esperado. Nesta última as chuvas causaram uma verdadeira destruição, desabrigando e desalojando famílias, com águas invadindo casas e inundando bairros. O município decretou estado de calamidade pública.

Alguns dados são bem curiosos. Como em Quixadá, que já registrou precipitaçõs fortes, capazes de destelhar casas, levar cadeiras e mesas de comércios, derrubar árvores, mas as chuvas só estão 3% acima da média. Em Banabuiú, onde costuma chover pouco, mesmo no periodo chuvoso, o desvio positivo por lá é de 40%. A média é 441 mm mas já foi registrado 620,5 mm.

Cenário otimista

No Ceará como um todo os dados são bem animadores. Esta é uma das quadras chuvosas mais expressivas dos últimos anos, uma previsão feita pela Funceme em janeiro deste ano. O órgão estudou e previu que no trimestre de fevereiro a abril as probabilidades são de 50% para precipitações acima da normalidade, 40% em torno dela e 10% para chuvas abaixo da média climatológica.

Abril nem acabou ainda e já indica um cenário otimista. Somente Canindé, Itatira e Solonópole ainda não choveu toda a média esperada, mas não se pode dizer que o município tem saldo negativo, afinal, ainda pode chover até o fim do mês e em maio o estado costuma ter chuvas pontuais.

Dados referente até o meio-dia de sexta-feira (21)