Quixadá: Casa de Saberes Cego Aderaldo e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas realizam o IV Abril Indígena

compartilhar no:
A curadoria da programação, cuidadosamente idealizada, promete trazer à tona as tradições ancestrais dos povos indígenas. Foto: divulgação

Região Central: Neste mês de abril, Quixadá receberá um evento de grande relevância cultural e social. O IV Abril Indígena, sob o tema “Questões Indígenas Contemporâneas: O Futuro é Ancestral”, promete ser um espaço de reflexão, debate e celebração das ricas culturas dos povos indígenas.

Entre os dias 17 a 19 de abril de 2024, o evento será realizado em diversos espaços emblemáticos da região: a Casa de Saberes Cego Aderaldo, o Campus Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Ponto de Memória e Cultura, representado pelo Museu Indígena Kanindé de Aratuba.

A curadoria da programação foi realizada pelo o Indígena Suzenalson Kanindé, membro do Povo Kanindé e Coordenador do Ponto de Cultura e Memória – Museu Indígena Kanindé. Estão previstas ações de formação, encontros com Mestres e Mestras da Cultura, momentos de fruição e intercâmbio cultural, englobando estudantes, pesquisadores, professores e comunidade em geral.

A curadoria da programação, cuidadosamente idealizada, promete trazer à tona as tradições ancestrais dos povos indígenas, e também as questões contemporâneas que envolvem suas realidades. Suzenalson Kanindé destaca a importância desse diálogo para a valorização e preservação das culturas originárias, especialmente em um momento histórico marcado por desafios e transformações.

O evento é uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo,equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE campus de Quixadá. Além disso, conta com o apoio fundamental do Prodeter – Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, do Centro Cultural do Cariri e do Governo Federal.