Defesa Civil emite parecer e diz que açude em Pedra Branca não corre risco de arrombar

compartilhar no:
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Açude do Povo, caso alagasse, corria risco de inundar casas e alagar bairros (Foto: reprodução facebook)

Região Central: Está sob controle a situação do Açude do Povo, como é conhecido o reservatório de pequeno porte que passa dentro do município de Pedra Branca. Na madrugada desta quinta-feira (6), havia o risco do açude transbordar, alagando ruas e causando prejuízo aos moradores.

O temor dos moradores que residem próximo ao Açude do Povo ocorreu porque um açude de propriedade particular corria o risco de arrombar. As fortes chuvas provocaram um aporte maior do que o esperado e o agricultor João Filho, dono do açude, teria procurado a prefeitura para comunicar o risco.

Nesta quinta, equipes da Defesa Civil do Ceará estiveram em Pedra Branca e constataram que a situação do açude do Sr. João Filho está controlada. “Não há risco iminente para a população de Pedra Branca, considerando que as anomalias são de pequenos porte”. Dois pontos detectados na insperação pelas autoridaes da Defesa Civil serão monitorados e um novo parecer deve ser emitido nos próximos dias.

Na madrugada, moradores da Rua da Muriçoca, que fica ao lado do açude do povo, foram acordado com um video do prefeito de Pedra Branca, Matheus Góis. Preocupado e sem chances de recuperar o açude particular de João Filho, o gestor alertou a população temendo que o pior pudesse acontecer.

“Esse açude pode arrombar hoje a noite ainda, e vir num efeito cascata e vir a arrombar outros açudes. Nós não sabemos ao certo a quantidade de volume de água desse açude. Então fica o alerta, quem puder sair de casa, quem tiver para onde ir, saiam desses locais”.