Chuvas arrombam duas barragens e fazem rio transbordar em Itapipoca e Farias Brito

compartilhar no:
Ruas ficaram alagadas pela água do rio que transbordou (Foto: Rosbelle Bezerra)

As chuvas que continuam a banhar o Ceará, trouxeram mais prejuízos no fim de semana em pelo menos dois municípios. Em Itapipoca duas barragens se romperam e 20 famílias precisaram deixar suas casas. Em farias Brito um rio transbordou e alagou casas, comércios e levou até animais pela correnteza.

Os dois casos foram registrados pela Defesa Civil do Ceará. O primeiro deles foi em Itapipoca, na tarde e pela noite do último sábado (9). 12 residências foram alagadas depois que duas barragens que ficam no Distrito de Severino, zona rural do município, romperam.

Água das chuvas alagaram até comércios

De acordo com a Defesa Civil as barragens ficam em uma área particular. Nove outras famílias precisaram evacuar as residências, mas todas já estavam de volta às suas casas no domingo (10), depois que a Defesa Civil descartou o risco. A Prefeitura garantiu assistência às famílias e está restaurando outras barragens por prevenção.

Já em Farias Brito foi uma chuva de apenas 35 mm que fez um rio transbordar e atingir famílias de dois bairros: Mutirão e Nova Betânia. Foi na madrugada de sábado para domingo. Há relatos de que as águas que invadiram casas e comércios, tenha levado até animais que eram de propriedade de pecuaristas.

Uma escola foi inundada pelas águas e o caso foi repercutido na noite de domingo durante o programa Fantástico. A prefeitura de Farias Brito informou que está adotando medidas emergenciais devido às fortes chuvas, entre elas o aluguel social para famílias desaojadas.