Açude Pedras Brancas atinge 17,98%, melhor acúmulo de água dos últimos oito anos

compartilhar no:
Reservatório em imagem de julho deste ano: boms índices se comparado com ano anterior (Foto: reprodução/Vereador Neném da Pedra Branca)

Região Central: O Pedras Brancas, reservatório que abastece a cidade de Quixadá continua acumulando água, principalmente nas últimas horas com a sangrias de vários açudes pequenos que deságua nos rios com destino açude. Enquanto isso, o Cedro permanece agonizando com apenas 3,82% de sua capacidade máxima.

Segundo dados desta segunda-feira, 10, da COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, o Pedras Brancas chegou a 17,98% de sua capacidade máxima, o melhor acúmulo dois últimos oito anos. Para de ter ideia no primeiro dia do ano corrente esse reservatório tinha apenas 6,84%.

Ainda conforme a COGERH, o momento mais crítico foi em março de 2022 com apenas 2,59% deixando preocupadas as autoridades públicas naquele momento, no entanto, naquele mesmo ano houve recuperação, atingindo 9,50% em julho.
O Revista Central pesquisou pelos números da Companha, que em dezembro de 2015, o Pedras Brancas atingiu o percentual de 21,71%, sendo até então o maior acumulo de água dois últimos oito anos. Tudo indica que esse número será superado em razão da grande quantidade de reservatórios sangrando. O Pedras Brancas teve o maior acúmulo em 30 de junho de 2009 quando atingiu 91,39%.