Ceará tem 61 açudes sangrando e outros 11 prestes a sangrar; dois são do Sertão Central

compartilhar no:
Barragem em Quixeramobim, uma das que está sangrando! (Foto: Edilailson Fidelis)

Região Central: O Ceará chegou ao início da segunda semana de abril com uma marca histórica: 61 açudes estão sangrando no Estado, de acordo com os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). É uma das melhores metas hídricas dos últimos dez anos.

Não obstante a marca de sangria que não se via há tanto tempo, a Cogerh faz o monitoramento dos açudes diariamente e informa: outros 11 açudes estão com volume de água acima de 90%, e por isso também podem verter água a qualquer dia, a depender das recargas que recebe com as chuvas.

São eles: o Araras, em Varjota; Jatobá II, em Ipueiras; Taquara, em Cariré; Faé, em Quixelô; o Curral Velho, em Morada Nova; o Catucinzenta, em Aquiraz, o Gavião, em Pacatuba; o Tatajuba, em Icó, além do São José III, em Ipaporanga.

Foguareiro, prestes a atingir sua cota máxima (Foto: Evilândio Nunes)

Sertão Central

Integram essa lista dois açudes que estão no Sertão Central: o Desterro, em Caridade, que já atingiu a marca de 97% de sua capacidade total, e o Foguareiro, em Quixeramobim, que tem 98%. Este último tem uma peculiaridade: suas águas vão cair dentro do Arrojado Lisboa, em Banabuiú, o terceiro maior do Estado, elevando suas chances de sangria. Até o último domingo (9) o Foguareiro restava poucos centímetros para sangrar.

Conforme a Cogerh, juntando todos os 157 açudes monitorados pelo órgão, o volume de água em todo o Ceará armazenado até o momento é de 46%. É a maior reserva armazenada desde janeiro de 2013. No começo deste ano, o percentual era de 31,4%, segundo o Portal Hidrológico.

Todas as 157 barragens monitoradas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) têm situação controlada. Os açudes cujo empreendedor é a Cogerh passam por duas inspeções: uma antes e outra após a quadra chuvosa.