Região Central: O açude Vierão, construído no município de Boa Viagem, começou a sangrar na noite desta segunda-feira (3). O reservatório chegou a sua cota máxima e atingiu 100% de seu volume pouco depois das nove da noite, quando verteu as primeiras lâminas d’água pelo sangradouro. As informações são do portal SertNews.
Assim como aconteceu com o Quixeramobim, que sangrou no domingo, as águas do Vierão eram aguardadas pelo município há 12 anos. O município vinha sendo severamente castigado com a falta de água que comprometia o abastecimento humano, e provocando uma reação enérgica na prefeitura para elaborar planos e medidas que não deixasse a população desassistida.
Mas as chuvas são realmente um milagre que caem do céu em forma de gotas, e os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) mostram o quanto o açude teve uma recarga em um tempo impressionante: aguardado por doze anos até encher novamente, o Vierão sangrou em 19 dias.
Desde o último dia 16 de março ele ganhava aportes maiores do que o que perdia para dar conta da demanda de abastecimento. O resultado veio em forma de uma enxurrada d’água que verte pelo sangradouro e que volta a ser cartão-postal do município. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto já anunciou que está suspenso o rodízio de abastecimento em Boa Viagem e que toda a cidade terá o fornecimento normalizado.
O Vierão é o sexto açude a sangrar da Bacia do Banabuiú. Além dele estão sangrando o Jatobá, em Milhã; o Patu, em Senador Pompeu; o Quixeramobim; o São José II, em Piquet Carneiro e o São José I, também em Boa Viagem. Ao todo o Ceará tinha 54 açudes sangrando até a postagem dessa matéria.