Tragédia em Aratuba: 15 casas são evacuadas sob risco de novos deslizamentos nesta sexta-feira (17)

compartilhar no:
Corpo de Bombeiros atuou no resgate às vítimas em Aratuba (Foto: Corpo de Bombeiros)

O pesadelo vivido em Aratuba, município do Maciço de Baturité, pode ainda não ter chegado ao fim: um dia depois da tragédia que deixou uma mulher e mais duas crianças mortas, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirmou que chuvas de até 100 mm podem cair no município e provocar novos deslizamentos de terra.

Em aviso meteorológico com previsão para esta sexta-feira (17), o órgão cearense afirma que o Ceará está sob risco médio de chuvas intensas. Todo o estado estaria incluido, incluindo Aratuba, o que pode tornar favorável o cenário para novas ocorrências.

A Prefeitura do município confirmou que ao menos 15 casas foram interditadas por estarem em áreas de risco. Cerca de 20 pessoas foram hospedadas em hotéis da região e terão a estadia paga pelo Governo Municipal, até que uma medida de segurança seja tomada e permita as famílias voltarem para casa.

Diante da tragédia, a igreja também se manifestou para tentar ajudar. A paróquia São Francisco de Paula, que fica no centro da Cidade, deu início logo após a confirmação das mortes pelo deslizamento, a uma campanha para arrecadar alimentos, roupas e itens básicos para os que foram impactados pelas chuvas.

Os serviços fúnebres dos mortos também serão custeados pela Prefeitura. Todas as equipes do serviço de saúde municipal estão alocadas para prestar assistência aos sobreviventes, oferecer atendimento aos que necessitam e garantir apoio aos familiares dos mortos.

O prefeito de Aratuba, Joerly Rodrigues, decretou luto oficial de três dias no município. Durante o período, o pavilhão oficial com as bandeiras do município ficará hasteado a meio mastro. Repartições públicas e escolas não terão expediente nesta sexta-feira.