Quase três mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas no Ceará, em consequência do cenário de calamidade deixado em alguns municípios cearenses por conta das chuvas. Milhã e Senador Pompeu decretaram estado de calamidade e de acordo com a Defesa Civil, o município de Pedra Branca aguarda reconhecimento do estado de emergência.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, 50.173 pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado. foram registrados 812 casos de desabrigados, 2.133 casos de desalojados, 25 casos de feridos, e 4 mortes. Uma pessoa em Solonópole está desaparecida.
Conforme os dados, 16 municípios estão em estado de emergência. A contagem da Defesa Civil considera os municípios de Milhã e Senador Pompeu, mas nestas duas cidades os prefeitos Alan Macêdo e Maurição, respectivamente, deram declarações públicas de que o decreto era para reconhecimento do estado de calamidade, e não apenas de emergência.
Segundo a última atualização o município de Pedra Branca também decretou estado de emergência e aguarda o reconhecimento feito pela Defesa Civil do estado. Itapajé e Umirim também estão nesta mesma situação.
Nos municípios onde está decretado a situação de emergência, o Governo do Estado está oferecendo assistência humanitária e social. Já foram entregue quase 800 cestas básicas, mais de 1.500 quilos de alimentos naturais além de 404 colhões para servir aos que estão fora de suas casas. Cada um dos municípios atingidos recebeu a equipe da SPS logo nas primeiras horas após o ocorrido para auxiliar nos primeiros encaminhamentos.