Em quatro cidades do Sertão Central, população não tem serviço particular e só dispõe de médico pelo SUS

compartilhar no:
Em Caridade, por exemplo, o atendimento médico a quem procura é apenas pelo SUS (Foto: prefeitura de Caridade)

Região Central: Moradores de pelo menos quatro municípios do Sertão Central dependem apenas de atendimento do serviço público, caso necessitem de alguma assistência em saúde porque nestas cidades, não existe a oferta de serviço particular de atendimento. Os dados foram mostrados na última semana pelo jornal O Povo.

De acordo com a publicação, 48 municípios cearenses dependem apenas do SUS quando procuram por assistência em saúde. Nestas cidades, não existe clínica de atendimento médico particular, por isso, caso os moradores precisem, só terão como opção o serviço público.

Estão nessa lista os municípios de Piquet Carneiro, Ibaretama, Paramoti e Caridade. Os dados levantados e publicados pelo jornal, fazem parte do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Todo e qualquer estabelecimento de saúde no Brasil deve obrigatoriamente se cadastrar no CNES para que possa funcionar em território nacional. O levantamento do Ministério da Saúde que gerou a lista dos municípios cuja saúde é exclusivamente pelo SUS baseia-se no CNES.

Segundo O Povo, as 48 cidades cearenses que não oferecem serviços particulares corresponde a 26% dos 184 municípios do Estado. A maioria tem menos de 20 mil moradores, conforme prévia do Censo 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).