As fortes chuvas que caíram sobre o município de Pacatuba, na tarde desta quinta-feira (16), mobilizou equipes da Defesa Civil que atenderam, ao menos, 22 ocorrências. O balanço foi confirmado pela equipe municipal ao jornal O Povo. Açudes da cidade transbordaram, alagando ruas e casas.
Conforme o balanço parcial da Defesa Civil, até a noite de quinta, as 22 ocorrências registradas foram atendidas nos bairros Centro, Alto São João, São Bento, Quadu, Monguba e Jereissati. Segundo a Secretaria de Segurança de Pacatuba, não houve óbitos nem feridos.
Embora não tenha registrado óbitos, como ocorreu em Aratuba após um um deslizamento de terra derrubar duas casas e matar três pessoas, incluindo duas crianças, muitos prejuízos foram registrados. Moradores tiveram suas casas invadida pela água, que queimou eletrodomésticos como geladeira, televisão e fogão, e destruiu móveis.
Idosos que estavam dentro de residências em lugares que ficaram ilhados, precisaram ser retirados das casa, por meio de uma força tarefa envolvendo populares e homens do Corpo de Bombeiros. Eles foram transportados em cadeiras que eram erguidas para evitar que encostassem na água.
De acordo com a Defesa Civil, pelo menos um açude no município, transbordou depois de atingir sua capacidade máxima de volume. As águas do Boaçu desceram serra abaixo e chegaram até às ruas do Centro, deixando a cidade em alguns trechos, totalmente tomada pela água. As equipes tiveram que agir rápido, abrindo valas para que a água escoasse.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a previsão é de alerta médio de chuvas fortes em todo o estado, o que inclui o município de Pacatuba. Chuvas que variam de 50 a 100 mm podem ser registradas, se isso acontecer, mais problemas devem ser contabilizados no município.