Região Central: o Açude Patu, no município de Senador Pompeu, atingiu 100% de sua capacidade e começou a sangrar na noite deste domingo (27). Há 12 anos uma nova sangria do açude era aguardada pela população.
Populares resgistraram em vídeo o momento em que as primeiras águas desaguavam para o Rio Banabuiú. As fortes chuvas dos últimos dias contirbuíram para que o Patú registrassem um bom aporte e voltasse a sangrar. A última vez que esse fato ocorreu foi em 2011, conforme os dados da Cogerh.
Apesar da alegria em ter um açude sangrando, como sinônimo de fatura pela grande quantidade de água, a situação em Senador Pompeu é preocupante demais: o município possui distritos que estão isolados porque as fortes chuvas promoveram estragos e trouxeram danos.
Estradas que são acesso à zona rural foram destruídas. Em alguns trechos a água chegou a um volume tão grande que lavou por cima da pista. Em entrevista a uma rádio o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, afirmou que o município vai declarar estado de calamidade.