14 municípios da região Central já ultrapassaram volume de chuvas esperado para março

compartilhar no:
Senador Pompeu e Banabuiú são os que mais passaram da média de chuvas (Foto: Reprodução Redes sociais)

Região Central: Embora o cearense goste de chuva, é quase impossível não se admirar com a quantidade do que já choveu até agora. Foi muita água, tanto que já fez 14 dos 19 municípios do Sertão Central ultrapassarem o volume de chuvas esperado para março.

Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e foram coletados na noite desta sexta-feira (24), quando este texto foi fechado. Senador Pompeu e Banabuiú estão no topo entre os municípios onde o percentual de chuvas atingiu os maiores limites além da média.

Em senador Pompeu, historicamente, o esperado para os meses de março é 179.2 mm, mas já choveu quase o dobro: exatos 309.5 mm, e o mês nem acabou ainda. Esse desvio positivo resulta em 72,7% a mais do que era esperado. Em Bnabuiú a situação é semelhante: o esperado é 161.6 mm, mas já choveu o equivalente a 278.1 mm, 72,1% a mais.

Os principis municípios da região, Quixeramobim e Quixadá, também já ultrapassaram a média mensal de chuvas. No primeiro, o desvio positivo foi de 50%, eram esperados 152 mm e já se observou 228.6 mm. No segundo era aguardado 166.5 mm mas já choveu 189.7 mm, 14% acima da média.

Somente em Choró (-6,7%), Deputado Irapuan Pinheiro (-31,5%), Ibicuitinga (-17,1%), Itatira (-11%) e Solonópole (-22,7%) o volume das chuvas que já caíram ainda não chegou sequer na média do que é aguardado.

A Funceme ainda não divulgou o balanço esperado pra os últimos dias de março. Sobre as chuvas que diminuíram nos últimos dias o órgão explicou que deve-se às áreas de instabilidades provenientes do leste do Nordeste e aos efeitos locais, tais como, sistema de brisa, relevo, disponibilidade de umidade e temperatura. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas neste período do ano, encontra-se mais afastada da costa norte da região.