Pássaros saíram em revoada antes de terremoto na Síria; afinal, animais tem como prever desastres?

compartilhar no:
Antes do terremoto, pássaros saíram em revoada na madrugada na Síria (Foto: reprodução)

O terremoto que destruiu a Síria e a Turquia deixando milhares de mortos, produziu um efeito que está intrigando pessoas no mundo todo: vídeos de animais com comportamento estranho, minutos antes do abalo sísmico. As imagens levantam a dúvida se é possível que os bichos possam prever as catástrofes, antes que elas ocorram. Será?

Nas cenas que se espalharam pelas redes sociais, pássaros surgem durante a madrugada numa espécie de revoada e fazendo barulhos estranhos. Há ainda imagens de cachorros e gatos que aparecem correndo desorientados. Instantes depois a terra tremeria em tal intensidade que deixaria um rastro de destruição como jamais visto naqueles dois países.

Isso aconteceu também na Indonésia, em 2004, quando um terremoto provocou um tsunami deixando milhares de mortos. Jornais da época relataram que elefantes correram para terrenos mais altos, búfalos olhavam o mar, pássaros abandonavam ninhos em locais baixos e cães se escondeiam em casa.

Estudos questionam

Martin Wikelski do Instituto Max Planck de Comportamento Animal na Alemanha, é o autor de um dos mais completos estudos feito em 2017. Animais de diversas espécie foram monitorados por chips em uma fazenda na Itália construída em uma região famosa por tremores, e o resultado constatou que os bichos reproduziam um comportamento estranho cerca de 20 horas antes dos terremotos.

Comportamento animal antes de tragédias são investigados (Foto: reprodução)

Outro estudo conduzido por Wikelski, que acompanhou os movimentos de cabras monitoradas nas encostas vulcânicas do Monte Etna, na Sicília (Itália), também concluiu que os animais pareciam sentir antecipadamente quando o vulcão entraria em erupção.

Victor Marchezini, pesquisador do Colégio Universitário de Londres, também já reuniu evidências de que animais pareciam sentir o efeito de tornados e incêndios. Na China, já existe um sistema de controle de abalos sísmicos em Nanning, no sul do país, que realiza a previsão de terremotos a partir do comportamento de cobras, animal que vive especialmente próximo do solo.

Mas a verdade é que para a ciência, esses estudos ainda reúnem provas pouco contundentes, ineficazes para cravar algo. O que se constatou foi fruto de mera observação e não possui nenhuma relação lógica com tempo e espaço em que os fenômenos ocorreram.

Origem

Não se sabe ao certo a origem da tentativa de usar os animais para rastrear desastres naturais, porém, uma das histórias mais antigas que se tem notícia aconteceu na Grécia, em 373 AC. Acreditava-se que os animais domésticos e selvagens começaram a migrar da cidade alguns dias antes da chegada de um terremoto de grande impacto.

A ciência considera os resultados, mas os avalia todos eles como pouco confiáveis para determinas essa constatação. Será preciso outras pesquisas ao longo dos próximos anos, que reúna uma espécie de diagnóstico confiável e completo para dar essa certeza.