Livro que conta história de santo de cabeça em Caridade, vai virar filme

compartilhar no:
Cabeça foi construída mas até hoje está abandonada em uma rua e nunca foi colocada na imagem do santo (Foto: Wikimedia Comons)

Região Central: A história da cabeça de Santo Antônio que permanece em uma rua, desprendida de uma estátua inacabada no município de Caridade, e que é o cenário principal de um livro da escritora cearense Socorro Acioli, vai agora firar filme. Foi a própria Socorro quem confirmou a informação no fim de semana através de suas redes sociais.

Com 176 páginas e lançado pela primeira vez em 2014, A cabeça do santo, nome do livro que faz alusão à história que se passa em Caridade, trata de um rapaz que cumpre uma promessa pedida por sua mãe, de fazer a pé o trajeto de Juazeiro do Norte até a cidade de Candeia. Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo.

Candeia é um nome fictício para a cidade de Caridade. É lá que se passa uma inusitada questão que já dura mais de 35 anos: uma obra inacabada de Santo Antônio no alto de uma serra do município. A cabeça foi construída numa rua para ser levada até a imagem, mas isso nunca foi feito, e o resultado é que a cabeça permanece na via até hoje, e a imagem, inacabada, sem a cabeça.

Essa história agora vai virar filme. Socorro Aciolli afirmou no fim de semana que o longa já tem parte da equipe de direção definida, mas resta confirmar a data. “Já temos diretora, as duas produtoras, muita coisa encaminhada. E já sei a atriz que vai fazer a Rosário. E também pedi dois atores queridos do coração para o elenco. Quando formos confirmando eu conto tudo”, disse a escritora.

Lançado pela Companhia das Letras, o livro prende o leitor logo nas primeiras páginas e promete cativar o público em formato de filme. O jornal Diário do Nordeste antecipou que ainda em 2019, cineastas visitaram a cidade, fazendo um estudo de pré-produção para analisar a viabilidade de filmar a obra no município cearense.