Final de fevereiro deve ter poucas chuvas no Ceará, aponta Funceme

compartilhar no:
Região do Sertão Central teve menor aporte de chuvas nos últimos dias (Foto:Funceme/Marciel Bezerra)

Os dois últimos deste mês de fevereiro indicam chuvas reduzidas no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é apenas de precipitações isoladas e fracas no Maciço de Baturité, Ibiapaba, além da faixa litorânea.

As chuvas começaram a diminuir desde o último fim de semana. Nas últimas 24 horas, compreendida entre sete da manhã de domingo (26), até às sete da manhã desta segunda-feira (27), choveu em apenas dois municípios do Sertão Central: Quixadá, com 10,2 mm, e Quixeramobim, com 6 mm.

Para esta segunda a Funceme espera céu variando de poucas nuvens a sem nuvens em todas as macrorregiões com chuvas pontuais ao longo do dia.

Já na terça, o tempo indica cenário semelhante, apenas com chances de chuva fraca e isolada na Ibiapaba, Litoral Norte, Litoral do Pecém entre tarde e noite. No Cariri e Sertão Central e Inhamuns, no período da noite.

O atual cenário se dá pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuva nesta época do ano.