Duas araras-canindé e quatro cobras oriundas da Ásia e África foram resgatadas, nesta terça-feira (14), em uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Os animais foram localizados e resgatados em uma casa situada no bairro Jardim das Oliveiras de Fortaleza. Na ocasião, um estudante de medicina veterinária, que estava em posse dos animais, foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
Nas primeiras horas de hoje (14), a DPMA deflagrou a 5ª fase da “Operação Fauna Livre”, e deu continuidade às diligências para cumprir mandados de busca e apreensão, em desfavor de pessoas envolvidas em crimes ambientais. Ao se deslocar para uma casa no bairro Jardim das Oliveiras, alvo dos trabalhos policiais, os investigadores foram recebidos por um estudante de medicina veterinário, de 27 anos. Com ele foram encontrados duas araras-canindé, quatro cobras, sendo uma jiboia, uma python curtus, uma python molurus e uma snake milke, oriundas da Ásia e África. Os animais estavam no quarto do suspeito, no momento do resgate.
Os animais e o estudante foram levados à DPMA. Na unidade, o homem foi autuado em flagrante por uso de documento falso e por manter animais silvestres em cativeiro (Crime Ambiental). Os animais foram encaminhados para o Pró-Silvestre e para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Já o estudante, ficará à disposição da Justiça.