Quixadá: A Câmara Municipal de Quixadá continua com mudança em seu quadro de legisladores, após pedidos de licença de dois vereadores nas últimas duas sessões.
Nesta quinta-feira (9) o vereador Francisco Marlos Holanda Bezerra – Cabo Marlin, do PL, requereu licença de 120 dias para tratar de assuntos particulares. O pedido foi aprovado por unanimidade.
O suplente Iranildo Alves Castelo Branco, conhecido como Iranildo da Califórnia, foi empossado. Ele que tem 37 anos, conseguiu 251 votos na última eleição municipal.
Iranildo da Califórnia foi o quarto mais bem votado do PL. Luiz do Hospital ficou na primeira colocação, mas em 2021 foi acometido pela Covid-19 e veio a óbito. Cabo Marlin era secretário municipal naquela ocasião, e com a morte de Luis terminou assumindo como o terceiro mais votado o vereador Carlos Eduardo Moreira de Lima, o Dudu. Em 2021 Marlin saiu da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Cidadania e assumiu a cadeira na Câmara.
Pela legislação eleitoral e Regimento Interno da Câmara Municipal, quem deveria assumir seria o Dudu, por atualmente ser o primeiro suplente, mas ele renunciou para dar oportunidade ao colega Iranildo da Califórnia.
Nos bastidores, há relatos de que o PL em Quixadá tem um acordo para que até o quarto suplente possa assumir a vaga da Câmara.
Outro suplente
Na quarta-feira (8), o vereador Gutemberg Queiroz Pelegrine Filho, popularmente conhecido como Guto da Glaudiesel, do PT pediu licença e em seu lugar quem assumiu foi o professor Francisco Clerton Almeida do Carmo, conhecido como Tim.