Apenas um município do Ceará não registrou chuva em nenhum dia de Janeiro; saiba qual é

compartilhar no:
Não houve registro de chuva em nenhum dos 31 dias de janeiro no município (Foto: divulgação prefeitura)

Região Central: Está localizado nesta região o único município do Ceará que, desde o dia primeiro de janeiro deste ano, ainda não registrou nenhum milimetro de chuva. É a cidade de Choró, que conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não teve um dia sequer de chuva.

É possível verificar a informação consultando os dados fornecidos pela Funceme, dia a dia no calendário de chuvas, e também no balanço da média do mês. No próprio site do órgão é possível notar que em nenhum dos dias de janeiro, Choró teve registro de precipitações.

Apesar do período de chuvas no Ceará ser reconhecido oficialmente entre fevereiro a maio, os meses de dezembro e janeiro marcam a Pré-Estação. Como o próprio nome diz, ela antecede o principal período de chuvas. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.

No mês de janeiro, por exemplo, é esperado para Choró uma média de 58 mm. Mas ele terminou o período zerado, já que não houve chuvas nos 31 dias do primeiro mês do ano. Essa situação já havia se repetido em Choró em pelo menos outras duas vezes, uma mais recente em 2021 e outra em 1997.