A cena se repete: chuva de 35 mm em Quixadá deixa prejuízos e alaga ruas

compartilhar no:
Chuva forte, porém rápida, trouxe prejuízos em vários pontos da cidade (Foto: @quixadá.ce)

Quixadá: vinte dias de passaram e a cena se repetiu: chuva curta, mais forte em Quixadá. E assim como foi naquele dia dois de fevereiro deste mesmo ano, o que se viu foi que quando a água das nuvens cai de uma só vez, em pouco tempo, a destruição fica por toda a cidade como um saldo desagradável.

Este comparativo serve para explicar que a situação foi praticamente a mesma do que os quixadaenses viram no começo deste mês. Nesta quarta-feira de cinzas (22), Quixadá e demais municípios da região foram novamente surpreendidos por uma chuva forte, porém breve, que deixou ruas alagada, derrubou árvores e inviabilizou o tráfego em alguns trechos.

De acordo com o boletim da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) a maior chuva da cidade foi de apenas 38 mm, 13 milímetros a mais do que aquela do dia dois de fevereiro. A cidade tem pluviômetros espalhados por vários pontos, mas esse número foi o maior entre eles. Nos outros locais, a chuva foi menor: 37 mm no posto de coleta do IFCE; 35 mm na localidade de Tapuiará e 34 mm no alude Pedras Brancas.

Como o tempo e o clima mudam diariamente, há fatores que são únicos e que vão se modificando dia após dia, contribuindo para a fatores climáticos como a chuva forte e a ventania de ontem. Mas há questões básicas que ajudam a entender a razão dessas chuvas tão tempestivas. Uma delas é a formação de nuvens chamada de cumulonimbus, que são aquelas grandes nuvens que crescem na vertical em direção ao céu. No passado os mais velhos costumavam chamar essas nuvens de “turriano”, e indicavam o sinal de chuva forte.

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Sedumasp) estão em campo atuando de várias formas e com um efetivo de homens extra, para garantir que os problemas causados pela chuva em Quixadá, sejam revertidos e o dia a dia na cidade volte a ser normalizado.