12 municípios do Sertão Central, incluindo Quixadá, podem ter chuvas de 100 mm e ventos de até 100 km/h

compartilhar no:
Nas últimas horas chuva acompanhada de raios deixou rastro de destruição no sertão Central (Foto: @wellington.holanda.944)

Região Central: Todos os 184 municípios do Ceará estão sob alerta de Perigo ou Perigo Potencial, por conta de fortes chuvas que podem cair nas próximas horas, acompanhadas de ventos fortíssimos, raios e trovoadas. 12 municípios do Sertão Central estão listados no grau de Perigo, considerado o grau numero dois numa escala que vai de 1 a 3.

O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e está valendo a partir das 9h43 desta quinta-feira (23), até às 10h desta sexta-feira (24).

Os alertas de perigo do Inmet são informados em três graus: 1, 2 e 3. O Grau 1 prevê chuva de até 50 mm por dia, ventos intensos que podem chegar a 60 km/h. Dez municípios da região estão neste menor grau, são eles: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Quixadá e Quixeramobim. Nestes municípios o INmet alerta que pode haver risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de raios.

Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Madalena, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole estão listados no Grau 2, o de alerta de Perigo. Diferente do grau um em que o perigo é apenas algo com possibilidade de acontecer, no Grau 2 o Perigo é dado como certo pelos meteorologistas.

Nestas cidades são esperadas chuvas que podem chegar até a marca dos 100 mm dentro de apenas 24 horas, e ventos intensos que podem marcar de 60 a 100 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é maior ainda, se comparado com as cidades listadas no Perigo Potencial.

Nas últimas horas as chuvas fortes deixaram um rastro de destruição e de prejuízos nos municípios do Sertão Central. Em Quixadá ruas ficaram alagadas e árvores e postes caíram, deixando vias interditadas. Algumas localidades da zona rural estão sem energia elétrica há quase 24 horas. Em pedra Branca a ventania levou o teto de um posto de saúde. Em Boa Viagem e Ibicuitinga o vento forte derrubou duas quadras de esportes.