Trabalhadores que escavavam um buraco para a instalação de um poste, teriam encontrado uma botija, conforme divulgado em diversos grupos de WhatsApp, essa semana, no Ceará. O iten valioso teve até foto divulgada, que rodou o estado.
Se você é jovem, talvez a palavra botija não lhe pareça familiar, mas era muito comum no passado. Botija era o nome dado ao objeto onde pessoas ricas de antigamente, guardavam objetos de valor e mesmo cédulas de dinheiro da época, para evitar que fossem roubadas ou guardar seus valores nos bancos.
Era exatamente isso que continha na botija encontrada por equipes de uma empresa de energia, que cavavam um buraco para instalar um poste, na localidade de Bom Nome, zona rural de Aiuaba, na região dos Inhamuns. Ao abrirem o caixote encontraram moedas em prata, dinheiroarmas e até munições.
O artefato foi descoberto por acaso, em um terreno de uma propriedade particular da zona rural de Aiuaba. O dono do terreno não foi identificado para revelar se sabia da existência da botija, ou se tinha parentes que antigamente costumavam cultivar o hábito de enterrar objetos de valor.
Conforme o Portão Sertões, que cobre municípios da região dos Inhamuns, não se sabe para onde a botija foi levada.