Sete municípios do Sertão Central já confirmam reajuste do piso nacional aos professores; veja lista

compartilhar no:
Conforme a entidade, Quixadá é, até o momento, única prefeitura que vai repassar o reajuste parcelado (Foto: reprodução Prefeitura de Quixadá)

Levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) aponta que 64 prefeituras do Ceará já autorizaram o reajuste no salário dos professores. No Sertão Central são oito o total de prefeituras que já confirmaram o aumento.

Boa Viagem, Itatira, Madalena, Milhã, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Quixadá aparecem na nova lista da Fetamce, atualizada nesta sexta-feira (27). Itatira, Boa Viagem e Quixadá são as únicas, até o momento, que decidiram conceder aumento de 15%, as demais da região garantiram 14,95%.

Logo que assumiu o ministério da educação, o ex-governador do Ceará, Camilo Santana, concedeu um reajuste de 14,9% sob o piso nacional dos professores, que passou de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. Pela lei o piso é o valor mínimo que deve ser pago aos professores da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais.

No mesmo dia em que a medida de Camilo Santana foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, anunciou o aumento de 15% no piso dos professores, maior até do que o piso nacional, mas segundo a Fetamce o pagamento será parcelado. É o único município cearense que aparece na lista da Federação com a observação de que concederá a gratificação de forma parcelada.

Ao Revista Central a Fetamce detalhou que a contagem dos municípios que confirmaram o reajuste, é feito através dos sindicatos. Conforme a entidade o Ceará segue como o estado brasileiro com o maior número de municípios que aplicaram o reajuste salarial de 2022 dos profissionais da educação básica.

Em 29 cidades, os percentuais de aumento ficaram acima do estipulado pela Lei do Piso. A maioria deles arrendou o índice para 15% e na localidade de Paraipaba, a reposição foi 16%, o maior registrado até o momento no estado.

Na Capital, diferentemente de outros anos, a prefeitura ainda não anunciou o reajuste, levando os professores de Fortaleza a iniciarem calendário de paralisação pelo piso. O movimento inicia no dia 27 de janeiro e segue, inicialmente, até o dia primeiro de fevereiro.