Bolsa Família começa a ser pago a partir desta quarta-feira (18)

compartilhar no:
Os pagamentos começam a ser depositados pelo Caixa Tem neste dia 18 de janeiro (Foto: divulgação)

O calendário 2023 do Bolsa Família começa a ser pago a partir desta quarta-feira (18). Recebem neste dia 18 os beneficiários dos cartões que terminam com o NIS final 1. O valor será de R$ 600.

Os valores vão ser depositados através do aplicativo Caixa Tem. Quem receber o dinheiro poderá fazer saques em terminais de autoatendimento da Caixa, além de casas lotéricas e correspondentes do Caixa Aqui.

A primeira rodada de pagamentos deste mês de janeiro, segue até o dia 31. Começando pelo NIS 1, no dia 18 de janeiro, NIS 2 no dia 19, e assim por diante.

O Ministério do Desenvolvimento Social ainda não confirmou oficialmente, mas ao que tudo indica, quem recebia o Auxílio Brasil passe a receber o Bolsa Família automaticamente. No entanto o ministro Wellington Dias prometeu um pente fino nos nomes que hoje formam a base nacional do Cadastro Unico.

Num primeiro momento, as equipes responsáveis encontraram inconsistências nos dados do Cadastro Único. Havia muitas famílias formadas por uma só pessoa, um número que cresceu absurdamente nos últimos anos e que o Ministério da Cidadania desconfia que seja uma espécie de manobra para que as pessoas burlem o sistema e consigam ter direito ao benefício.

“Vamos agora em fevereiro ter condições de apresentar uma proposta para o novo Bolsa Família e já iniciar o programa integrado com os municípios que estão trabalhando uma retomada por meio da Rede SUAS”, disse Wellington.

O valor adicional de R$ 150 por crianças de até seis anos, conforme prometido pelo presidente Lula durante seu período de campanha, só deverá começar a ser pago a partir de março, conforme disse o ministro em entrevista no início do mês.