Antônio Delmiro toma posse como presidente da Câmara de Choró

compartilhar no:
O parlamentar tomou posse na última segunda-feira (2). Foto: divulgação

Região Central: Na semana de posses que marca o início de novas gestões nas câmaras municipais, os vereadores de Choró elegeram Antônio Francisco Delmiro (PL) como o novo presidente da casa. O parlamentar tomou posse na última segunda-feira (2), com a promessa de um parlamento independente.

A nova composição gestora da Casa traz como vice o vereador Francisco Albino Alves, já o vereador José Vidal de Queiroz assume como secretário. A posse de Delmiro foi prestigiada por várias entidades de classe e autoridades políticas como o deputado Felipe Mota (sobrinho do ex-governador Gonzaga Mota), apoiado por Delmiro na última eleição.

O empresário Cleylton Ferreira da Silva, conhecido como Cabeça de Choró, também esteve presente ao parlamento assistido a posse. Cabeça foi candidato nas últimas eleições, e tem se destacado com ações sociais e iniciativas que estão fazendo seu nome crescer e se tornar confiante aos choroenses.

Delmiro, o novo presidente, já é vereador desde 2009 e está em sua terceira candidatura, mas é a primeira vez que ele se elege como presidente da casa. No discurso ele sinalizou o desejo de querer uma gestão onde a casa tenha independência. Sua ideia é fazer um mandato de sintonia com o executivo, mas sem as práticas de amarras da velha política choroense. O povo, segundo ele, deve ser sua prioridade.

A legislatura de Delmiro deve trazer dor de cabeça ao prefeito Marcondes Jucá. Em seus dois últimos anos de mandato e sem poder mais se reeleger (uma vez que já está no cargo pelo segundo mandato), Marcondes terá em seus últimos anos de Governo, uma Câmara de Vereadores gerida pela bancada de oposição. E não é só: além de Delmiro, seu vice e seu secretário, outros quatro vereadores fazem coro de oposição ao prefeito.

Dos nove vereadores da Casa, apenas dois são favoráveis a Marcondes Jucá. Se o discurso de Delmiro se concretizar o fato dele ser oposição não deve configurar um impedimento barato ou por pura birra, mas na prática Marcondes deverá estar ciente que terá uma Câmara mais vigilante de seus atos públicos e políticos. Se quiser fazer um sucessor, como é de praxe aos prefeitos que não podem se reeleger, saberá que cada centavo e cada passo seu deverá ser visto com lupas grossas pela equipe.

E não era só a mesa diretora que era a novidade da casa, a sede do parlamento também era novo. Foi a primeira sessão nas novas instalações da Câmara de Vereadores, que foi modernizada e agora funciona em novas instalações mais amplas e mais aconchegantes.