Prefeitura de Quixadá decreta desapropriação da Faculdade Cisne para instalar complexo educacional

compartilhar no:
Faculdade_Cisne
Faculdade foi fundada em 2015 e fechou as portas depois de sete anos alegando dificuldades financeiras (foto: divulgação/arquivo)

Quixadá: A Prefeitura de Quixadá deve pedir na justiça a desapropriação do terreno onde hoje está construída a Faculdade Cisne, para transformar o espaço em um complexo da Secretaria de Educação. A informação foi confirmada por fontes ao Revista Central e consta por meio de decreto, assinado pelo prefeito Ricardo Silveira, publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOU) na edição desta terça-feira (6).

O decreto informa a desapropriação “por via amigável ou judicial” e que a ação é declarada “de natureza urgente”. O terreno possui uma dimensão de 58.645,40 m², registrado no Cartório de Imóveis e Ofícios de Quixadá sob a matrícula 1426. O decreto foi assinado pelo gestor municipal no dia 30 de novembro, no entanto só foi publicado nesta terça.

Embora o decreto traga apenas as dimensões sem detalhar sobre o que se refere, o documento se refere ao local onde hoje está erguida as dependências da Faculdade Cisne, que em função de problemas financeiros, enfrenta entraves para continuar suas atividades enquanto instituição de ensino superior.

Conforme o decreto “A desapropriação destina-se especialmente para instalação e funcionamento de órgãos e equipamentos da Secretaria Municipal de Educação de Quixadá-CE, constituindo-se de grande relevância e interesse público”. O Revista Central apurou junto a fontes que a gestão pretende utilizar o espaço para transforma-lo em um complexo educacional.

Segundo a fonte, no local devem funcionar uma escola de tempo integral e parte do espaço deve ser utilizado como sede da Secretaria de Educação. O objetivo da pasta também seria de oferecer cursos profissionalizantes e capacitação para professores. O prédio, que contem quase 40 salas e um grande auditório climatizado, utilizado em muitos eventos anteriores pela gestão, seria suficiente para o projeto.

Ricardo Silveira autoriza a Procuradoria-Geral do Município a adotar as providências necessárias para o processo de desapropriação do terreno. A medida é sustentada pela Prefeitura pela questão da utilidade pública e possui natureza urgente, conforme consta no Diário Oficial dos Municípios.

O Revista Central procurou a secretária de educação de Quixadá, Verúzia Jardim. Ela estava em viagem, sem área, e se comprometeu a responder nossas perguntas em um momento oportuno, confirmando ou não as informações colhidas pelo site junto a nossa fonte. Quando Verúzia responder, esse texto será atualizado.