Pelé, o rei do futebol, morre nesta quarta-feira (29), aos 82 anos

compartilhar no:
Imortalizado pela bola, Pelé se firmou como o rei (Foto: Instagram)

O futebol do mundo perdeu um de seus jogadores mais emblemáticos, a figura humana que consagrou o Brasil como o país do futebol e que foi venerado até o fim de seus dias como Rei. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos.

Pelé estava há um mês internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde se tratava de problemas respiratórios e complicações de um tumor no cólon. A família ainda não divulgou detalhes do velório.

Pelé deixa a esposa, Márcia Aoki, e seis filhos: Kely, Edinho e Jennifer, frutos do primeiro casamento do “rei”, com Rosemeri dos Reis Cholbi; Flávia, nascida de um caso extraconjugal com Lenita Kurtz; e os gêmeos Joshua e Celeste, do matrimônio com a cantora Assíria Nascimento.

O ex-craque ainda teve uma sétima filha, Sandra Regina, fruto de uma relação extraconjugal com a empregada doméstica Anisia Machado. Sandra só obteve o reconhecimento da paternidade na Justiça, após um exame de DNA, mas morreu de câncer em 2006, sem contato com o pai.

Sua saúde começou a ficar mais debilitada entre 2017 e 2018, devido a problemas no quadril que o forçaram a usar cadeira de rodas. Pelé também lutava desde setembro de 2021 contra um tumor no cólon, com recorrentes internações para tratamento.

Seu quadro se agravou nas últimas semanas, em meio à Copa do Mundo do Catar, que foi palco de diversas homenagens ao maior de todos os tempos. Uma estrutura para vigília chegou a ser montada nos últimos dias na Vila Belmiro, levantando suspeitas do agravamento do quadro de saúde do jogador.

Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, e ficou conhecido mundialmente como o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Começou sua vitoriosa carreira na equipe juvenil do Bauru Atlético Clube e, em 1956, apadrinhado por Waldemar de Britto, estreou pelo Santos, onde alcançaria o estrelato global. Durante quase duas décadas no alvinegro praiano, Pelé marcou mais de mil gols e conquistou dezenas de títulos, incluindo seis Campeonatos Brasileiros, duas Copas Libertadores e duas Copas Intercontinentais, além de 10 Campeonatos Paulistas.

Com informações da Agência Ansa