Região Central: O Ceará teve mais um dia de chuva, espalhada por várias regiões do Estado. O Boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que choveu em 81 municípios nas últimas 24 horas, no entanto, diferente de quarta-feira (30), a intensidade das chuvas diminuiu no Sertão Central.
Das sete horas da manhã de quarta até às sete da manhã desta quinta-feira (1°) a maior chuva foi em Santana do Acaraú, com 95.4 mm. Em seguida aparece o município de Pacujá, com 95.2 mm. Em outro ponto de Santana do Acaraú, na região do Açude São Vicente, a Funceme confirmou a terceira maior chuva do dia, de 47 mm.
No Sertão Central as chuvas foram fracas. A maior delas atingiu apenas 22 mm, no município de Caridade. Choveu também em Canindé, Quixeramobim, Boa Viagem e Pedra Branca, mas ambas foram chuvas menores do que o índice observado em Caridade. Em Quixadá o tempo ficou bonito, mas não chegou a chover, conforme a Funceme.
Uma realidade bem diferente do que se observou um dia antes no Sertão Central, quando os municípios foram os que acumularam as maiores chuvas de Quarta-feira. Solonópole acumulou chuvas em diferentes pontos, sendo também o município com a maior chuva do Ceará, com 95 mm, o suficiente para alagar ruas e bairros do município.
Nesta quinta, primeiro de dezembro, começa oficialmente o período da pré-estação chuvosa no Ceará, que considera os meses de dezembro e janeiro. O começo do mês deverá apresentar condições para chuvas isoladas em todas as macrorregiões, segundo a Funceme.
Nesta quinta a Funceme indica que as chuvas deverão começar pelos extremos do Estado, ou seja, litoral, Maciço e o sul, onde está o Cariri. Por fim, para a próxima sexta-feira (2), a tendência é de redução nos acumulados. Neste momento, a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea.