Canindé: Leoa de zoológico ‘prevê’ vitória do Brasil contra a Croácia

compartilhar no:
Leoa Zaíra apontou Brasil como vencedor em atividade no zoológico de Canindé. — Foto: Reprodução

A leoa Zaíra, do Zoológico São Francisco, na cidade de Canindé, apontou vitória do Brasil sobre a Croácia no jogo das quartas de finais da Copa do Mundo, que ocorre no início da tarde desta sexta-feira (9), no Catar.

Em um vídeo publicado pelo zoológico, Zaíra é solta em um ambiente com duas caixas temáticas com as bandeiras de cada seleção, contendo folhagens e carne bovina. Após observar as caixas, ela olha para a da Croácia, mas escolhe a do Brasil.

A brincadeira para dar o palpite sobre o jogo faz parte de uma atividade desenvolvida pelo zoológico, que ganhou a temática da Copa durante o período dos jogos, como explica a zootecnista Taise Praxedes.

“Tudo isso faz parte de enriquecimentos ambientais, atividades que têm como objetivo estimular comportamentos naturais dos animais, como exploração e forrageamento. Como estamos no clima de copa, decidimos realizar essas atividades sendo temáticas com a época, assim chamamos a atenção do público e aproveitamos para realizar educação ambiental, explicando toda a importância do zoológico”, disse Taise Praxedes.

Segundo a zootecnista, para realizar a atividade com Zaíra foram tomados alguns cuidados para não prejudicar a saúde da leoa.

“O enriquecimento ambiental foi confeccionado com caixas de papelão, tinta atóxica e cola caseira comestível. A caixa foi recheada de folhagens e carne bovina, que compõe a dieta balanceada da leoa”, falou a zootecnista do zoológico.

Zaíra tem cerca de 15 anos e é a única leoa do zoológico de Canindé, que possui mais de 500 animais que foram resgatados por órgãos ambientais e estão impossibilitados de retornar a natureza.