UniCatólica e Prefeitura de Quixadá realizam mutirão de atendimento multiprofissional infantil

compartilhar no:
O mutirão atendeu, nos turnos manhã, tarde e noite no campus da UniCatólica, 250 crianças que estavam na fila de espera. Foto: divulgação

Nos dias 24 a 26 de outubro, o Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica), por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), em parceria com a Prefeitura Municipal de Quixadá-CE, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma força tarefa que resultou no Mutirão de Atendimento Infantil. O mutirão atendeu, nos turnos manhã, tarde e noite no campus da UniCatólica, 250 crianças que estavam na fila de espera.

A força tarefa contou com o apoio do Serviço de Psicologia Aplicada e do setor de Extensão da UniCatólica, além das equipes de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Geral de Quixadá, do Núcleo Ampliados de Saúde da Família (NASF), do Centro de Atenção Farmacêutica (CAF), do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Serviço de Atenção Especializada (SAE), FORMAI, do Núcleo de Estimulação Precoce (NEP) da Policlínica de Quixadá-CE, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro do Campo Novo e da Residência Multiprofissional da Escola de Saúde Público (ESP),

Foram ofertados diversos atendimentos, a saber: atendimento odontológico, avaliação psicopedagógica, avaliação fonoaudiológica, avaliação nutricional, estimulação precoce, fisioterapia, orientação familiar, orientação farmacêutica, orientação social, pediatria, psicologia, psiquiatria, testes rápidos, e vacinação.

Participaram ativamente das ações e atendimentos os alunos e professores integrante do PET-Saúde UniCatólica dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição e Psicologia, além dos alunos extensionistas que fazem parte das Atividades Curriculares de Extensão (ACE2) dos cursos da Saúde do Centro Universitário Católica de Quixadá.

O mutirão foi organizado pela professora Milena Oliveira, que é coordenadora do Curso de Psicologia e do CAPS Geral de Quixadá, e contou com a presença do Reitor da UniCatólica, Prof. Marcos James, do prefeito de Quixadá, Sr. Ricardo Silveira, da Primeira-Dama, Sra. Iaskara Silveira, e da Secretária Municipal de Saúde, Sra. Lady Mota.

“Essa é uma importante ação que a gente vem organizando para garantir o acesso das crianças que mais precisam desse atendimento da nossa rede saúde. Queria agradecer a parceria da UniCatólica e de toda a equipe de saúde que está se dedicando para atender essas crianças que estavam na fila de espera para ter acesso a cuidado tão importante por meio desses atendimentos multiprofissionais.” declarou a Secretária Municipal de Saúde de Quixadá, Lady Mota.

Para a Profa. Milena de Holanda, Coordenadora do curso de Psicologia e do PET-Saúde UniCatólica “o PET-Saúde contribui para a formação profissional dos nossos discentes, pois, através dessa experiência, os futuros profissionais têm a oportunidade de ver o indivíduo em sua totalidade, ou seja, inserido em seu contexto social, criando, assim, uma nova dinâmica e despertando um novo olhar para os problemas da sociedade atual, oferecendo serviços especializados à comunidade e criando com ela uma relação de reciprocidade e de responsabilidade social. Oportunizando, assim, a tão sonhada aproximação entre teoria e prática e favorecendo as reflexões dos envolvidos nessa dinâmica.