Pesquisa de professor da Unicatólica é selecionada pelo projeto Cápsula da Ciência

compartilhar no:
Projeto de professor da Unicatólica foi selecionado para receber a ação imersiva que estará em Quixeramobim (Foto: Reprodução Unicatólica)

Região Central: A tese de doutorado de um professor da Unicatólica, e que também leciona na rede pública de ensino estadual no município de Quixeramobim, foi selecionada e escolhida para receber o projeto Cápsula da Ciência. A iniciativa premia os melhores trabalhos do Brasil para escolher em quais cidades do país a estrutura será levada.

José Souto Sarmento, professor dos cursos de engenharias da UniCatólica, teve seu trabalho selecionado para receber o Domo durante a turnê que viaja pelo Brasil. O projeto foi inscrito pela Escola de Ensino Médio Andrade Furtado 2, que fica no distrito de São Miguel, unidade de ensino onde o professor também atua.

José Souto Sarmento, que leciona na Unicatólica (Foto: divulgação Unicatólica)

Além de Quixeramobim (CE), os municípios brasileiros de Gaspar (SC), Campinas (SP), Guarapari (ES), Lagarto (SE), Brasília (DF) e Manaus (AM), foram contemplados com a turnê que tem previsão de término para o dia 17 de dezembro.

O objetivo da pesquisa, destaca José Souto, é expandir a percepção da sociedade a respeito da ciência e sua importância para resolução de problemas práticos do presente e do futuro. “o Sirius é um grande aliado, pois é o maior acelerador de partículas da América Latina. Estou muito feliz em ter meu projeto aprovado e poder levar a tantos estudantes do ensino básico e do ensino superior a possibilidade de vivenciarem a importância de investigar materiais na escala dos átomos e moléculas para resolver grandes problemas científicos do presente e do futuro, trazendo o que é ciência de ponta e o que se pode fazer nas áreas de materiais avançados, agricultura, energias e saúde”, destacou.

Desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que abriga o superlaboratório Sirius (o maior acelerador de partículas da América Latina), o projeto ‘Cápsula da Ciência’ se apresentará em Quixeramobim entre os dias 17 e 19 de novembro, permitindo, de forma imersiva e gratuita, experimentos sobre a estrutura da matéria feitas pelo centro de pesquisa em Campinas (SP).

A estrutura que será utilizada é de um domo geodésico de 100m², equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada e interativa, geram imagens em 3D em um ângulo de 360° (projeção full dome). Aberto ao público, as sessões têm duração de seis minutos e o principal objetivo é despertar e manter o interesse dos estudantes pela ciência.

Serviço

Cápsula da Ciência em Quixeramobim

Datas: 17, 18 e 19 de novembro

Local: Praça Nossa Senhora de Fátima (Praça da prefeitura)

Horário: 8h às 12h e 15h às 19h