O Sindicato dos Pipeiros alerta que duas cidades do Ceará poderão entrar em colapso de abastecimento, depois que o Exército Brasileiro suspendeu a Operação Carro Pipa. Ao todo cinco municípios estão com o fornecimento por meio da operação suspensos.
Quem confirmou as informações foi o presidente do sindicato, Eduardo Aragão, ao Revista Central. Eduardo também falou com o G1, o portal de notícias da Globo, que repercutiu as informações na manhã desta sexta.
Beberibe, Aiuaba, Quiterianópolis, Arneiroz e Irauçuba são os municípios que estão sem o fornecimento de água por meio da operação Carro Pipa. Nestas cidades o abastecimento de água já estava comprometido e a solução eram os pipeiros.
Eduardo confirmou ao Revista Central que em Aiuaba e Arneiroz a situação é tão grave que os municípios podem entrar em colapso, porque a Operação dos pipeiros era a única medida que existia para solucionar o problema da falta d’água.
Em entrevista ao G1 Eduardo Aragão disse que a situação é gravíssima. “O problema ocorre constantemente durante o ano, mas no início do mês parou total. Inclusive os gestores estão atrás da volta do abastecimento e ainda não conseguiram. Muito triste. Pior que esse fim de ano é a época mais seca”, afirmou.
O Revista Central conversou com Eduardo e quis saber se entre os municípios do Sertão Central há riscos de suspensão da operação Carro Pipa. Eduardo confirmou que os pipeiros temem, na verdade, que não apenas a Região Central mas todo o Ceará fique desassistido se a operação parar por completo.
“A gente mesmo não paralisa não. Mas o nosso medo é a operação paralisar por falta de verba, né? Porque já parou em quatro estados do Nordeste e estamos com medo de em dezembro paralisar no Ceará”.